Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão
Atenção é preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte
Atenção para o sangue sobre o chão
Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção!*
"Gente querida, alegria do encontro. Estou aqui, neste ativismo delicado por uma estética da vida viva para conversar sobre nossa capacidade de resistência e insistência em bem viver. Tenho percebido, em minhas redes afetivas, muito desânimo e tristeza, um esgotamento generalizado. Os últimos anos não têm sido fáceis para quem trabalha por um mundo melhor. Hoje, resolvi trazer um texto que norteia nossas ações de ativismo delicado. Oxalá, sirva de nutrição e ajude no refazimento das forças ativas" (Nina Veiga).
um texto para alimentar a alma ativista:
NÓS FOMOS FEITAS PARA ESTES TEMPOS
da carta a uma jovem ativista durante tempos difíceis
por Clarissa Pinkola Estes
Tenho ouvido de muitas recentemente que estão profundamente e totalmente desnorteadas. Elas estão preocupadas com o estado de coisas em nosso mundo atualmente. O nosso é um tempo de espanto quase diariamente e muitas vezes raiva justificada sobre as últimas degradações do que mais importa para pessoas civilizadas e visionárias.
Você está certa em suas avaliações. A arrogância de alguns aprovando atos tão hediondos contra crianças, pessoas idosas, pessoas pobres, os sem teto, os desamparados, é de tirar o fôlego. No entanto, encorajo-a, peço gentilmente a você, por favor, não deixe o seu espírito secar em lamentos nestes tempos difíceis.
Sobretudo, não perca a esperança. Mais particularmente porque, de fato, nós fomos feitas para estes tempos. Sim, por anos, temos vindo a aprender, praticar, treinar e temos esperado para fazer a nossa parte neste grande plano.
Eu cresci sobre os Grandes Lagos e reconheço uma embarcação em condições de navegar quando vejo uma. Em relação às almas despertas, nunca houve embarcações mais capazes nas águas do que existe agora em todo o mundo. E elas estão totalmente preparadas e capazes de sinalizar uma a outra como nunca antes na história da humanidade.
Eu gostaria de tomar suas mãos por um momento e assegurar-lhe que você está bem construída para estes tempos. Apesar de seus momentos de dúvida, suas frustrações em acertar tudo o que precisa mudar agora, ou mesmo sentir que você perdeu completamente o mapa, você não está sem recursos, você não está sozinha.
Olhe sobre a proa, existem milhões de barcos/almas ao seu lado sobre as águas com você. Mesmo que você possa tremer a cada onda neste turbilhão tempestuoso, eu lhe asseguro que as longas vigas que compõem a sua proa e leme vêm de uma grande floresta. Onde a madeira de fibra é conhecida por suportar tempestades mantendo tudo junto, no seu poder e avançando independente da tempestade.
Em qualquer momento de escuridão existe uma tendência de desistir ou quando as coisas estão erradas ou quando pensamos que o mundo não tem conserto. Não se concentre nisso. Há uma tendência também de se sentir enfraquecida para deter o que está fora de seu alcance, aguarde, ainda pode não ser o momento certo. Você está gastando o vento, sem levantar as velas.
Somos extremamente necessárias, isto é tudo o que sabemos. E embora nós encontremos resistência, vamos nos reunir com almas superiores que vão nos saudar, amar e nos guiar e vamos reconhecê-las assim que elas aparecerem. Você não disse que acreditava? Você não disse que escutou uma voz no seu interior? Será que você não pediu esta oportunidade? Não se lembra de que para fazer parte do grande plano precisou submeter-se à voz do seu interior?
Não é nossa a tarefa de corrigir o mundo inteiro de uma só vez, mas corrigir a parte do mundo que está ao nosso alcance. Qualquer coisa por menor que seja onde uma alma pode ajudar outra alma, ajudar a amenizar o sofrimento de uma parcela deste mundo irá ajudar imensamente. Não precisamos saber por quem agir, mas ajudando a quem sabemos que precisa, aumentamos a massa crítica em direção a um bem global duradouro.
O que é necessário para a mudança dramática é um acúmulo de atitudes, acrescentando, acrescentando cada vez mais e continuando. Sabemos que isto não vai trazer justiça e paz para todos na Terra, mas apenas para um determinado grupo pequeno, que não vai desistir durante o primeiro, o segundo ou o centésimo vendaval.
Uma das ações mais calmante e poderosa que você pode fazer para intervir em um mundo tempestuoso é se levantar e mostrar a sua alma, a sua luz. A alma no convés brilha como ouro em tempos sombrios. A luz da alma lança faíscas, pode enviar até chamas, constrói sinais de fogo, faz as outras se incendiarem de luz. Exibir a luz da alma em tempos sombrios como estes é estar confiante e mostrar misericórdia para com os outros, ambos são atos de imensa coragem e de grande necessidade nos tempos atuais.
Almas em dificuldades captam a luz de outras almas que estão totalmente iluminadas e dispostas a mostrá-la. Se você gostaria de ajudar a acalmar um tumulto, esta é uma das coisas mais fortes que você pode fazer. Sempre haverá momentos em que você se sentirá desanimada. Eu também senti desespero muitas vezes em minha vida, mas não reservei uma cadeira para o desânimo ficar. Eu não vou entretê-lo. Não permito que ele coma do meu prato.
A razão é esta: nas extremidades dos meus ossos eu sei alguma coisa, igual a você. De que não pode haver desespero quando você se lembra porque veio para a Terra, você veio para cumprir uma missão a qual pediu para lhe confiarem.
As boas palavras que dizemos e as boas ações que fazemos não são só nossas. Elas são também as palavras e ações daqueles que nos colocaram aqui. Em espírito, espero que você escreva isto em sua parede:
Quando uma grande embarcação está atracada no porto ela está segura, não existe dúvida. Mas não é para isto que as grandes naus são construídas.
PINKOLA, C. E. Nós fomos feitos para estes tempos, 2012. Disponível em: Acesso em 26 jan, 2019. Tradução de Ana Gibson
Mudança do texto para o feminino por Nina Veiga
Original em inglês, no Facebook da autora: https://www.facebook.com/notes/dr-clarissa-pinkola-estes/do-not-lose-heart-we-were-made-for-these times/112613918787096/?__tn__=HH-R
*Divino, maravilhoso, música de Caetano Veloso, eternizada na interpretação de Gal Costa